Diversas são as razões para uma pessoa decidir criar um site profissional ou pessoal, diante disso, não é de se espantar que “Como montar um blog” seja uma expressão tão buscada no google. No entanto, um erro comum é se prender aos detalhes técnicos e negligenciar o conteúdo do seu blog.
Não precisamos nem dizer o quanto isso pode ser ruim em termos de tráfego e engajamento, afinal, um conteúdo de qualidade é fundamental para gerar o valor que seu público deseja obter.
Se você tem essa vontade de criar conteúdo relevante e realmente de qualidade está no lugar certo, pois criamos este artigo justamente com o intuito de dar dicas práticas que podem ser aplicadas por qualquer pessoa que queira melhorar seus posts.
1. Conheça bem os assuntos que pretende apresentar
Hoje em dia uma pesquisa rápida no google é suficiente para conseguir informações superficiais sobre quase qualquer coisa. Dessa maneira, se sua preocupação não for simplesmente ter uma página, mas sim como montar um blog de sucesso, invariavelmente vai precisar apresentar um conteúdo de qualidade, que se destaque dos demais.
E a única maneira de conseguir fazer isso é realmente conhecendo a fundo os assuntos de que vai tratar em seu blog. Só para exemplificar, imagine que uma pessoa resolve criar um blog para compartilhar dicas arquitetônicas após apenas um semestre na faculdade de arquitetura. A menos que o colega do nosso exemplo tenha estudado muito por conta própria antes, dificilmente ele vai conseguir apresentar um conteúdo com a profundidade necessária para realmente ajudar os leitores.
Mas isso não quer dizer que você precise ser graduado para criar um blog de qualidade, pois existem muitas maneiras de adquirir conhecimento sem a formalidade da academia. É possível que você seja um entusiasta tão apaixonado sobre determinado assunto, que tenha aprendido o suficiente para passar isso aos leitores de maneira que seus textos ajudem de verdade.
2. Valide as informações com a ajuda de especialistas
Mesmo que você seja um expert em determinado nicho, ter uma segunda opinião sobre seus posts pode ser muito benéfico. Provavelmente mais pessoas fariam isso se soubessem o quanto é simples.
Quando falamos para validar as informações com especialistas não quer dizer que necessariamente você precise contratar a consultoria de alguém conhecido no seu ramo. Uma vez que é possível fazer isso através da apresentação de fontes confiáveis.
Ao adicionar citações, ou pelo menos algumas fontes que corroboram o que você fala, inegavelmente estará passando muita credibilidade para seus leitores. Decerto que isso vai facilitar muito para que as pessoas que acessam o seu blog confiem no conteúdo que estão consumindo.
3. Foque em um nicho específico
Se tem algo em comum entre as dicas sobre como montar um blog que apresentamos até aqui, certamente é a importância de se dominar o assunto dos seus posts. E isso nos traz diretamente a esta terceira dica.
Em suma, ser um expert em vários tópicos é extremamente difícil, é por isso que vemos uma tendência cada vez maior de foco em especialização, tanto no meio acadêmico quanto no mercado de trabalho.
Por conseguinte, é altamente recomendado que você escolha um ou no máximo dois nichos para abordar em seu blog, dessa maneira você garante que poderá dedicar o tempo e o esforço necessários para criar conteúdo relevante de verdade.
4. Use uma linguagem acessível
Um equívoco que muita gente comete é achar que palavras difíceis e um vocabulário amplo são sinais de inteligência superior. Mas a verdade é que, além de isso não ser necessariamente verdade, quase ninguém quer ler um texto de difícil compreensão.
Vale lembrar que a parte mais importante de qualquer comunicação é o receptor, em outras palavras, de nada adianta você ser um expert da língua portuguesa se não consegue fazer seu conteúdo atraente e “palatável”.
Isso fica ainda mais claro quando falamos de blogs. Tenha em mente que o público deste tipo de plataforma tende a gostar mais de obter informação rapidamente, por essa razão que os artigos de blogs geralmente são curtos.
Sob o mesmo ponto de vista, se os posts do seu blog forem fáceis de entender e agradáveis de ler, as chances de que os usuários vão clicar em seus links ou em outros posts recomendados aumentam consideravelmente.
Além de tudo isso, uma dica “bônus” é dizer que você precisa desenvolver seu conteúdo usando técnicas de SEO. Para quem não conhece, esta é a sigla para Search Engine Optimization, ou otimização para motores de busca em português.
SEO serve para seu site ser melhor rankeado nos motores de busca, por isso é fundamental que você saiba como o google e outros buscadores funcionam para escrever de maneira que estes serviços entendam seu conteúdo como relevante. Desta maneira, seu site vai ficar melhor posicionado e você terá mais acessos