Separei 10 dicas para posicionar o seu blog em primeiro lugar do Google, com tráfego 100% orgânico. Quer saber quais são os nossos segredos?
1 – Tenha bastante conteúdo
Essa foi a dica que Neil Patel deu em uma palestra que eu fui assistir dele, onde perguntaram: Como ter um blog de sucesso? E a sua resposta foi: A dica número 1 é começar um blog com pelo menos 100 posts. Neil diz que qualquer coisa menos do que isso, ele nem considera como um blog pronto, pois quando queremos um posicionamento no Google, a gente precisa mesmo é produzir conteúdo.
2 – Títulos e descrições atraentes
Quando você pesquisa algo no Google, ele vai trazer uma lista com os 10 primeiros resultados. Vamos supor que você consiga finalmente aparecer na primeira página, você ainda assim vai continuar dividindo espaço com outros concorrentes, por isso, você precisa se destacar através do seu título e da descrição ou resumo daquele artigo.
3 – Use ferramentas gratuitas
Existem várias ferramentas gratuitas na internet, que ajudam a gente não só a monitorar o site, como a entender a nossa posição e o que precisa ser melhorado, ajudando muito nesse rankeamento. Então, para você entender e sempre consultar o seu desempenho, recomendamos o Google Analytics, – a ferramenta que vai te trazer os dados de audiência. Além de também, outras ferramentas de SEO, para você verificar os seus códigos, o seu
texto e as palavras-chave que você está usando.
Então confira essas ferramentas e cadastre-se em todas, agora mesmo.
A gente sabe que o Google lê o nosso texto, e por isso, ele entende quais as palavras você está usando, a frequência que elas se repetem e sobre o tema que você está abordando. Então, a dica é usar palavras relacionadas ao tema principal e as variações delas. Recomendamos o site Sinônimos para ajudar com essas alternâncias.
5 – Faça perguntas e respostas
Quando usamos o Google para pesquisar algo, estamos com alguma dúvida ou buscando por mais informações sobre determinado assunto. Portanto, pense nas perguntas que o seu leitor faria para encontrar o seu conteúdo na internet e qual é a motivação que ele tem para achar esse post que você está produzindo.
6 – Dê importância para a sua URL
A gente recomenda que você utilize apenas termos relevantes na sua URL.
Uma maneira de se diferenciar, é criar uma URL amigável, como por exemplo: O nomedoseusite.com.br/o-nome-do-seu-post. Mas como eu controlo a URL do meu site? Existem configurações dentro do próprio WordPress, como quando você está escrevendo um post, logo abaixo do título dele, com um campo e o seu título permanente. Para alterá-lo
é só clicar no botão Editar e mudar com as palavras mais relevantes. Não esqueça de tirar os termos que não são relevantes para você, ok?!
7 – Escolha bons profissionais
Se você for contar com a ajuda de alguém para fazer o seu site, escolha bons profissionais. Isso porque, de nada adianta você terceirizar o conteúdo do seu blog, – que é a essência dele -, com profissionais desqualificados, que não vão conseguir pensar em todas essas técnicas de SEO, como títulos e palavras, por exemplo.
Sem falar na parte de códigos e programação.
Se você optar por montar um site em uma plataforma gratuita, ou chamar um freelancer para fazê-lo, se preocupe na qualidade do trabalho que eles irão entregar, e não apenas na estética, já que o Google lê códigos e não o seu visual. Se por alguma razão ele estiver mal escrito, o Google não conseguirá ler, e consequentemente não colocará o seu site nas primeiras posições.
Não faça apenas um post comum no seu blog, mas sim, enriqueça ele com elementos que possam aumentar o tempo de permanência no seu site. Por exemplo, se você for falar de uma viagem, coloque vídeos que são superinteressantes e práticos dentro do seu artigo, isso vai fazer com que o leitor fique mais tempo dentro do seu site, consequentemente reduzindo a taxa de rejeição do mesmo – um indicador das pessoas que entram na sua página e fecham rapidamente -. Quando uma pessoa faz uma pesquisa no Google, entra no seu site, não gosta e volta para a página de busca, a plataforma entende que ele não foi relevante, e então vai reduzindo a sua posição no resultado de busca em uma próxima pesquisa.
9 – Ofereça conteúdos premium
Se o seu blog já conta com um conteúdo de qualidade, você pode oferecer algo melhor ainda, exclusivo ou até um artigo mais trabalhado, para quem te segue em alguma Rede Social ou te acompanha em uma Newsletter, por exemplo, complementando esse visitante com mais assunto relevante. Isso vai contribuir com a fidelização do leitor e fazer com que ele visite o seu site com mais frequência.
10 – Palavras-chave específicas
Leve em consideração que 90% das pesquisas feitas no Google, são de palavras-chave longas, e não de curtas, ou seja, para posicionar um post de “Como viajar para Disney?” por exemplo, uma pessoa não pesquisa apenas por “Disney” no Google, mas sim, realiza a busca através de termos específicos, como: “Qual é a melhor época para viajar para a Disney?” “Quanto custa uma viagem para Orlando?”, são termos longos e específicos.
Portanto, quanto mais representativo e quanto mais você conseguir descobrir quais são as fórmulas que as pessoas pesquisam esse conteúdo, mais sucesso você vai ter para posicionar o seu site.
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